PRF – A grande dica!

Banca: Cespe

 

Se for o Cespe a banca responsável pelo vindouro concurso da PRF, a discursiva tende a ganhar contornos parecidos com a da prova de 2013.

Em uma leitura superficial do tema, muita gente classifica que o tema daquele concurso versou tão somente sobre conhecimento específico.

Para “refrescar a memória”, o tema, à época, trouxe o assunto “contrabando”, prática delitiva que viria, junto com o crime de descaminho, a sofrer alteração, um ano depois, com a publicação da Lei 13.008/2014. Bom, era o Cespe sendo o Cespe, ou seja, “assunto da moda cai na prova”.

Jogando, porém, luz sobre a composição dos temas do Cespe para a PRF, vale alertar o candidato para a simbiose que se instala entre o conhecimento específico e o geral! Sim, senhores! Cabe lembrar que, na composição deste mesmo tema sobre contrabando, o que exigiria o conhecimento normativo acerca da tipificação do crime e de suas circunstâncias, a banca também solicita três tópicos-temáticos que tratam, na verdade, de atualidades. No segundo tópico, por exemplo, a banca demanda comentário acerca das principais mercadorias e cargas contrabandeadas no território brasileiro; em seguida, ela pede que se disserte sobre problemas decorrentes do contrabando para a economia nacional e para a saúde pública; e, por fim, solicita a exibição de medidas que visem ao combate ao contrabando.

Ora, senhores, isso aí é assunto derivado de noticiário, até porque não consta em lei conteúdo para a complementação da questão.

O que digo é o seguinte: vai se preparar para a discursiva da PRF? Ótimo! Mas estude a tipificação dos delitos associando-os a causas, efeitos e soluções.

Dica melhor do que esta impossível!

Boa temporada de estudos!

Segue um tema como amostragem:

Tema da discursiva:

A despeito de todas as campanhas que são feitas para prevenir a violência contra a mulher, vêm crescendo, em 2018, os números desse tipo de violência. Doze mulheres são assassinadas todos os dias, em média, no Brasil. É o que mostra um levantamento feito pelo portal G1, considerando os dados oficiais dos estados relativos a 2017. São 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios, ou seja, casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero. Para o antropólogo, José J. de Carvalho, a explicação para tanta violência decorre da condição de redução que um sujeito impõe a outro: “se vejo a mulher como um indivíduo passível de dominação, deixo de a ver como pessoa – ela se torna o objeto da relação homem/mulher. E esse é o ponto inicial para se criar ciclos de abusos que chegam a atos de violência extrema.”

Por essa razão, o conteúdo do vídeo em que brasileiros assediavam uma mulher na Rússia teve enorme repercussão negativa entre os usuários das redes sociais, empresas privadas e entidades públicas que denunciaram o machismo e a humilhação que a vítima sofreu. O caso foi discutido internacionalmente e, segundo estudiosos, mostra como a violência contra a mulher é naturalizada no Brasil.

“Os homens se veem autorizados a assediar, violentar e humilhar as mulheres, inclusive chamando isso de brincadeira”, diz a socióloga Lourdes Bandeira.

Na contramão de tais práticas, órgãos policiais brasileiros como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal vêm desenvolvendo trabalhos de esclarecimento de investigação de crimes contra a mulher. Em âmbito de repressão, a Polícia Federal recebeu, por meio de uma nova lei, a incumbência de investigar crimes de ódio contra mulheres na internet. Já no campo da prevenção, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vêm realizando abordagens educativas sobre o combate à exploração, principalmente em áreas fronteiriças.

Partindo-se do fragmento acima, redija um texto dissertativo para explicar como estão institucionalizados os direitos e garantias fundamentais no Brasil (4,00) e como se estabelece a relação entre assédio sexual e tais garantias (8,00). Em seu texto, aborde também duas evoluções no entendimento da lei que visam coibir a banalização da violência contra a mulher (6,00).

* considere a reserva de 2,00 pontos para a avaliação de Apresentação.

 

Oportunidades:

Tenha sua redação corrigida e aprenda mais: Discursivas PRF

Dobradinha PF+PRF

Estude para a Prova Objetiva:  Objetiva TCE-MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =

WhatsApp chat