Discursivas e Português da FGV – PC-RN/2021

Pessoal, este é o primeiro artigo de uma série de outros que escreverei para ajudar vocês a compreenderem um pouco mais sobre esta banca. 

Durante o mês de setembro e de outubro, às quartas-feiras, vamos falar de FGV. 


Em um cenário em que as finanças ingressam com mais dificuldade nos lares, fazer concurso é decidir mudar uma história individual. Inscrever-se
no concurso e encarar os estudos, buscando sempre a melhor informação e mantendo a disciplina, é um ato de vitória, de superação e de prova pessoal de que nem tudo é tão complicado quanto as pessoas julgam. Só é preciso coragem, senso de gratidão pela oportunidade e paixão pela escolha que você fez.

 É com essas palavras que queremos levar a você a melhor informação sobre duas disciplinas importantes: discursivas da FGV e língua portuguesa.

Comecemos, então, pelas primeiras informações que você precisa saber sobre a banca:


A Prova Discursiva:

  1.  A discursiva não é difícil. Se a banca investe, por exemplo, em conhecimentos específicos em sua cobrança, ela sempre associa a competência do cargo a ações relativas a um tema atual. Por exemplo: ela poderia demandar uma escrita sobre o papel da Polícia Civil no combate aos “crimes virtuais” que aumentaram bastante durante o período de quarentena.
  1. Se a banca opta por temas de atualidade, ela caminha bem em sentido similar ao anterior, porque também tende a associar o cargo a uma demanda atual. Ela poderia, se a prova ocorresse hoje, por exemplo, apresentar como tema a origem e a expansão do poder das milícias.
  1. Em resumo, em geral, a banca faz o tema convergir da atualidade para a relação com a instituição para a qual ela faz o concurso público.
  1. Em termos de avaliação, podemos dizer que a FGV também “pega leve”. A banca analisará a Apresentação do Texto: ela não é muito voltada a extrair notas por conta da letra do candidato, ou seja, é muito raro perder pontos na FGV por conta disso. Analisará o conteúdo: o “pulo do gato”, nesse caso, está na capacidade de associar às explicações fontes de fundamentação como exemplos ou comparações. Analisará a estrutura: o “pulo do gato” está em apresentar uma estrutura sempre progressiva, ou seja, trabalhar um assunto por parágrafo, evitando voltar a assunto anterior. Por fim, a banca analisará a gramática: os examinadores não vão punir o candidato por todos os erros que houver na prova; há preferência por algumas áreas da gramática (vocabulário, pontuação, crase e concordância verbal).

A Prova de Português:

  1. É a prova mais difícil do concurso – sejamos bem sinceros.
  1. É impossível? Claro que não! A questão da FGV é bem particular. Tudo precisa ser treinado a partir das provas exclusivas da banca. Não adianta comprar gramática, não adianta ter aulas de base gramatical – para esta prova será tudo em vão. A teoria isolada pode ser até prejudicial para o
    candidato por conta das “armadilhas” que a banca deixa na prova.
  1. Interpretação de texto: é bem objetiva. É tão objetiva que, se você parar para pensar no conteúdo do texto, você erra. O segredo está no enunciado da questão. A banca usa palavras-chave no enunciado, de modo que é preciso ter atenção bem focada para o que ela está solicitando. O maior desafio para os candidatos é interpretar as charges da FGV. Mas, descoberto o caminho, basta replicar o exercício mental para conseguir reduzir as chances de marcar opção incorreta.
  1. Gramática: verbos, pronomes, adjetivos, conjunções, pontuação e concordância são a base das questões da FGV em peso. Mesmo a questão gramatical exige foco no enunciado para eleger exatamente o que a banca está pedindo. Há costumeiramente um bom número de questões de reescritura frasal, o que demanda técnica para compreender que classes de palavras alteram o sentido da frase reescrita.
    Sem técnica, o candidato infelizmente tende a errar a opção porque a banca o induzirá facilmente a escolher a opção incorreta.  

Em resumo, gente: discursiva fácil; português chato. O que fazer, então, com a prova de português? Aprender técnicas e praticar provas exclusivas da FGV. Infelizmente, incluir outros exercícios, quando se tem a FGV como banca, é muito arriscado, visto que ela produz “pegadinhas” em cima de regras tradicionais.

Portanto, no nosso curso de discursivas (está nos portais www.primeiraturma.com.br ou www.turmaderedacaoconcursos.com.br), teremos aulas da FGV, na parte de teoria, gravadas ao vivo. Se o aluno quiser assistir às aulas, ele terá a oportunidade de fazer perguntas em tempo real. Caso não consiga assistir à aula no momento em que estiver sendo produzida, sem problema algum – nossa plataforma deixará disponível para o aluno o material cerca de algumas horas depois. As aulas com provas da banca já estão gravadas. Por isso, não ocorrerão ao vivo. Mas o aluno disporá de um fórum para fazer seus questionamentos e haverá encontros ao vivo para discutir as questões mais complicadas de cada prova ou as questões mais importantes por conta da reincidência do assunto.

O curso de discursivas Já está praticamente todo disponível e poderá sofrer algum tipo de alteração a depender das informações trazidas pela publicação do edital.


Discursivas FGV:

1.  Teoria de Estrutura e de Gramática da FGV

2.  Seis temas para correção individual (redações manuscritas ou digitadas)

3.  Conteúdo das redações comentado.

4.  Melhores práticas textuais – aulas de correções comentadas (esta aula é progressiva, isto é, ocorre à medida que novas discursivas vão sendo produzidas). Já o curso de português contará com a seguinte agenda de gravações:


FGV – Maratona de Português

  1. Dez (10) aulas teóricas de gramática e interpretação FGV – toda quarta-feira, das 21:30 horas às 22:40 horas.  Início: 8/10/2020.

2.  Vinte (20) provas comentadas da FGV – provas mais recentes ou escolhidas em função da importância do seu conteúdo. (material já gravado) E, se você chegou até aqui, não veja o concurso como um desafio. Seja otimista: veja como uma oportunidade para transformar a sua vida e a das pessoas que você ama.


Seja bem-vindo! Seja bem-vinda! Professora Júnia Andrade e equipe do Primeira Turma e do Turma de Redação Concursos

2 Comentários

  1. Jânio Teixeira Borges disse:

    muito e preciso conhecer bem oque a banca pode combrar

  2. Alexandre Leandro disse:

    Bom dia professora.
    O edital da PC – Ceará está prestes a ser divulgado, já que dia 22 deste mês é a data limite para a entrega de propostas das pretendentes bancas a realizar o concurso . Segundo o temo de referência, a prova discursiva irá constar de quatro itens. Diante do exposto, a senhora irá direcionar algum curso para esta prova?
    Em caso positivo, como proceder?
    Grato pela atenção
    Alexandre Leandro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + oito =

WhatsApp chat