FCC: Uma redação nota 100

Oi, gente!

 

Hoje vou fazer uma trabalho que me apraz: visitar a produção textual de ex-aluno. Ontem recebi este texto de uma ex-aluna que me agradeceu por tê-la ensinado a redigir para a FCC.

 

Nada a agradecer. O prazer em ver o fruto do nosso esforço conjunto é sem explicação.

 

Eu ia escrever um artigo mais teórico, mas recebi duas redações dela: uma do antes do sucesso e a do sucesso.

Então, hoje nada de teoria!

 

Vou, em diretas palavras, comentar por que o texto, a seguir, atingiu nota máxima.

 

Por acaso, hoje não vou comentar falhas gramaticais. Elas sempre se manifestam nas melhores redações e nem sempre são objeto de supressão de pontos quando a redação traz excelência de conteúdo e de estrutura.

 

Vamos ao tema de uma das provas do TRT 6 – salvo engano, a de analista administrativo.

 

O tema que foi figurinha repetida do concurso de 2012 para o de 2018 segue aqui:

 

Antes de você analisar comigo a redação, note que o tema é composto de uma expressão geral, antecipada por textos, para os quais a banca pede expressamente consideração.

 

Nesse sentido, o aluno, redigindo sobre a proposta, precisa trabalhar o tema e abordar assuntos que constam nos textos mencionados.

 

O aluno só não precisará fazer isso quando a banca deixar claro que se trata de texto meramente motivador.

 

Para ficar mais fácil a análise, vou dividir o texto em partes e vou introduzir marcações minhas. Vamos ver, então, como ficou a introdução – sigam os números:

 

  1. Retomada de termos do tema central. Na época do concurso, a maioria dos alunos começou o texto, falando de “liberdade de expressão”. É claro que um tipo de direito está associado a outro, mas é preciso ser cauteloso com a precisão textual na abertura da discursiva.
  2. Recurso de oposição: a maioria dos temas da FCC explora a controvérsia – aborda-se um ponto de vista e outro sobre determinado assunto. A aluno precisa saber localizar a controvérsia no tema e expressá-la em forma de conectores na redação.

 

Infelizmente, boa parte dos redatores não compreende sequer o tema, quanto mais suas nuances e controvérsias. Uma forma de corrigir isso é ler o tema com calma e ficar atento à mudança de perfil argumentativo presente nele, se isso se manifestar.

 

  1. Recurso de coesão, encaminhamento e progressão: os recursos de coesão (pronomes, repetições etc.) ajudam o texto a fazer um movimento importante – ir para trás e ir para frente. Sem esses recursos, o texto perde movimento. Isso explica o fato de muita gente que estuda bastante sobre temas da FCC ainda não ter conseguido uma nota de excelência. Sem movimento, o texto fica “duro” como quem não sabe dançar e, naturalmente, o examinador percebe a dificuldade de o redator conduzir, passo a passo, o assunto com a leveza de um expositor que realmente domina o tema.

 

Vamos ao primeiro parágrafo do desenvolvimento:

  1. Pela ordem, a primeira preocupação do redator foi recuperar e ampliar a análise de direitos fundamentais que, na introdução, ocupou os dois primeiros períodos do texto.
  2. Note que o candidato parte de um direito mais amplo (“liberdade de expressão”) para depois retomar o direito mais específico, objeto do tema (“liberdade de imprensa”). Esse importante recurso de conexão entre as partes do texto é conhecido como hiperonímia e hiponímia. Ele ajuda a distruibir melhor o assunto proposto, de forma a criar uma cadeia hierárquica entre as informações e evitar repetições desnecessárias e circularidades facilmente captadas pelos examinadores.
  3. Fundamentação: a FCC possui um alto nível de exigência argumentativa. Por isso, recomenda-se aos alunos apoiar a base argumentativa dos seus textos em autores renomados, em exemplos ou em números que visam dar sustentação ao explicado. Isso é importantíssimo, porque a banca reserva tal exigência no quesito consistência argumentativa, presente na avaliação do Conteúdo.

 

Vamos aos dois parágrafos finais do desenvolvimento:

 

Por que o aluno trabalha com três parágrafos na redação em vez de apenas dois?

Porque, quando há controvérsia, a banca observa o peso da discursiva para um dos lados – é uma das recomendações da retórica moderna para o debatedor ou para o redator.

 

Ele precisa conciliar mais informação e defesa de informação para um dos lados e isso precisa estar claro na redação.

 

Desse modo, o aluno até poderá optar por desenvolver seu texto, a partir de dois parágrafos. Mas ele terá que ser hábil com as expressões, de modo a deixar bem claro para o examinador seu posicionamento.

 

Como essa tarefa exige um domínio de excelência do texto, a dica que sempre dou aos alunos, para facilitar a vida, é a seguinte: trabalhe com três parágrafos no desenvolvimento, porque um deles abordará o senso comum apontado no tema; os demais serão objeto daquilo que você, mesmo não expressando isso claramente, considera mais importante.

 

Essa matemática do 1/2 deixa claro para o corretor que você ocupou mais linhas da sua redação com o que considera substancial dentro do tema – é o que os profes. costumeiramente chamam de delimitação.

 

  1. Com a devida atenção ao previsto na introdução do texto, o aluno fez o giro para a controvérsia, usando o conector adequado para mostrar isso.
  2. Aparecem novamente os recursos de movimentação textual (desconsidere a primeira marcação que fiz para o último parágrafo).
  3. Aparecem os recursos de fundamentação, incluindo o da linha 20 que teria que ser marcado pelo número 3.
  4. Aparece um recurso de conclusão preliminar de ideias. Isso pode ser usado em qualquer parágrafo do desenvolvimento.

 

Vamos agora para o encerramento do texto:

  1. Uso do conector de conclusão. Infelizmente, há quem insista em propagar o mito de que não se pode encerrar o texto, usando conjunção conclusiva. Pergunta-se: qual seria a finalidade de a gramática conter conectores de conclusão, se não se pode empregá-los? Gente, conjunção se decora para usar na hora em que for preciso.
  2. Encerramento em forma de proposta de solução. Há várias formas de finalizar um texto. A proposta de solução, embasada em equilíbrio de forças ou em sobreposição de um dos lados do tema, é uma delas. Se você optar por finalizar sua redação por meio de medidas de correção do que problema que você analisou, lembre-se de defender os direitos humanos. Está na moda. Fica a dica!

 

Cursos de Redação com a Júnia: 

Se você estiver procurando curso de redação da FCC, temos, no Turma de Redação, um curso ideal tanto para quem está começando quanto para quem está querendo aprofundar seu estudo, sem enfrentar a correria do pós-edital.

 

Trata-se do Curso Básico de Redação – FCC. Esse curso só fica disponível quando não há editais de concursos “grandes” na praça, porque a ideia do curso é formar o aluno para escrever redações da FCC da forma como fez a aluna da redação comentada – sem aquela pressão de provas iminentes.

 

O material do Curso Básico de Redação – FCC é inédito e bem atualizado, porque trabalha principalmente as ocorrências em provas aplicadas em 2018.

 

Quem adquirir o curso terá acesso a ele, mesmo que algum edital grande seja publicado, até o final de dezembro, ou seja, tempo excelente para você ver e rever os vídeos, fazer as redações com tranquilidade e aborver informação dentro do tempo ideal.

 

Neste curso, o aluno aprende o seguinte:

  1. ler, de forma compreensiva, os temas da FCC;
  2. entender quais recursos gramaticais precisam ser priorizados na hora de confeccionar o texto;
  3. aprender a estruturar o texto, sempre em observância ao processo avaliativo da banca;
  4. argumentar sobre os conteúdos mais cobrados pela FCC em suas discursivas;

O curso possui correções individuais de discursivas e aulas de reforço, com redações comentadas.

E eu sempre deixo, de brinde, um curso de provas de português atuais também comentadas, porque isso ajuda o meu aluno a somar pontos para ter sua redação corrigida. E eu faço questão de que a banca tenha acesso às redações, porque gosto de acompanhar os resultados e a progressão dos alunos.

 

Enfim, entre no http://www.turmaderedacao.com.br/cursos/fcc-curso-basico-de-redacao e saiba mais como redigir bem, para enfrentar a prova de redação da FCC.

 

Como você leu meu artigo, eu vou deixar um brinde: um desconto de 20% no Curso Básico de Redação – FCC.  Para ter acesso ao seu desconto, envie um whatsapp para a Malu, nossa atendente do Turma de Redação, e diga que leu o artigo e quer o seu desconto de 20% como incentivo à sua preparação.

 

Grande abraço! Obrigada pela confiança!

Até mais!

Júnia Andrade Viana

1 Comentário

  1. nadia moraes disse:

    Que conteúdo sensacional!!!

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