IPHAN – Patrimônio Cultural x Conflitos Internacionais

Banca: Cespe

 

Possíveis temas da discursiva

Se você vai fazer concurso do IPHAN, naturalmente você está lendo bastantes assuntos pertinentes à órbita de patrimônio. Nesse sentido, é preciso estar atento às relações seguintes, que normalmente  a banca costuma exibir nas discursivas:

  1. patrimônio cultural e identidade.
  2. Cultura, patrimônio e desenvolvimento sustentável.
  3. Turismo e Patrimônio cultural.
  4. Marcos internacionais que visam à proteção ao patrimônio cultural.
  5. Patrimônio imaterial e diversidade cultural.

Mas o candidato não pode ficar preso à ideia de que o Cespe terá exatamente de trabalhar com conhecimentos atuais vinculados a patrimônio, até porque, vez ou outra, o Cespe surpreende os idealizadores com desafios inesperados.

Por isso, fica a recomendação para, pelo menos, lerem sobre os assuntos que aparecem com certa frequência nas provas do Cespe:

  1. Causas e Efeitos dos conflitos internacionais.
  2. Mudanças socioculturais em face das novas tecnologias da comunicação e da informação.
  3. Sustentabilidade x produção de lixo.
  4. Falsos informativos e crimes de ódio nas redes sociais.

A seguir, apresento um tema para você ter uma medida justa e atualizada da forma como o Cespe poderá expor a proposta de redação.

Tema de redação


A organização terrorista “Estado Islâmico” (EI) escolheu um lugar simbólico para uma realizar uma execução em massa: no dia 27 de maio de 2015, matou 25 sírios uniformizados nas ruínas do antigo anfiteatro de Palmira.

Através de um vídeo divulgado na internet, a opinião pública mundial pôde acompanhar posteriormente a pérfida ação. Horst Bredekamp escreveu, no catálogo da exposição Palmyra – Was bleibt? (Palmira – O que resta?), no Museu Wallraf Richartz em Colônia, que a execução foi o início de uma iconoclastia “encenado como prelúdio da destruição de obras de arte”.

Foram destruídos os templos de Bel e Baalshamin, erguidos há 2 mil anos, e um arco do triunfo construído por volta do ano 200. Usando imagens de satélite, as Nações Unidas confirmaram a explosão do Patrimônio Cultural da Humanidade Palmira. Em sua sede de vandalismo, os extremistas mataram também o arqueólogo Khaled al-Assad, que dedicou toda a sua vida à pesquisa da cidade histórica. (http://g1.globo.com)

 

Tendo o texto acima como referência inicial, disserte, de forma objetiva e fundamentada, acerca do tema:

A contraposição entre os conflitos internacionais e a proteção ao patrimônio cultural

Ao construir seu texto, apresente efeitos simbólicos decorrentes destruição do patrimônio cultural (20,00) e discuta como se desenvolve a tutela internacional do patrimônio cultural (18,00).

 

* considere a reserva de 2,00 pontos para a avaliação de Apresentação.

 

Oportunidades:

Tenha sua redação corrigida e aprenda mais: Discursivas Iphan

Estude para a Prova Objetiva: Objetiva Iphan

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 15 =

WhatsApp chat