CLDF – Redação Oficial

Banca: FCC

Cuidados pontuais com a redação oficial

Quem vai fazer prova discursiva pertinente aos grupos 3 e 4 da CLDF já está bem ciente de que a banca vai cobrar a elaboração de um expediente oficial. Nesse sentido, é bom estudar bastante as regras relativas à elaboração de duas correspondências: ofício e memorando. Saindo um pouco do Manual de Redação Oficial da Presidência da República (MRPR), sem desconsiderar, no entanto, seus princípios de produção de texto oficial, recomendo ao candidato estudar a elaboração de atas, de requerimentos e de relatórios. Entenda o porquê da minha recomendação: primeiramente, porque o edital fala em obedecer a regras do MRPR, mas não é claro quanto à escolha de exclusiva de seus gêneros textuais; em segundo lugar, vale considerar que a FCC já trouxe como tema o pedido de elaboração de uma ATA, em concurso similar.

Portanto, fica a dica para você não ficar tão restrito assim ao MRPR, pois os expedientes administrativos não estão no referido manual.

A meu ver, a banca deve cobrar ofício nesta prova, até porque ela está exigindo “encadeamento de ideias” em ESTRUTURA. Então, para gerar esse efeito, é preciso que o texto tenha mais de um parágrafo. Como o memorando é comunicação interna; portanto, passível de gerar texto curto, a complicação poderá estar a cargo de se elaborar um ofício.

Bom, independentemente do que a FCC exigir, vou deixar uma dica pontual para cada gênero citado. São situações que merecem muita atenção:

  1. OFÍCIO: cuidado com endereçamento, com a distribuição do assunto e com as partes comunicantes. O ofício é correspondência externa e, por essa razão, cabe ter atenção à confecção do endereçamento; cabe saber que cada assunto ocupa um parágrafo (princípio da clareza) e é preciso ter atenção às formas de tratamento empregadas para distinguir os correspondentes (receptor/emissor).
  2. MEMORANDO: cuidado com a economia verbal. O memorando é correspondência interna e, por isso, se for cobrado em prova, a banca observará se o candidato conhece recursos de concisão (redução de expressões, sem perda de conteúdo).
  3. ATA: não pode conter rasura nem espaço em branco!!! Se você errar uma palavra, precisará usar recursos de “correção em tempo”, ou seja, expressões como “isto é”, “diga-se” etc. Jamais risque a palavra errada e a reescreva.
  4. RELATÓRIO DE ATIVIDADES: o mais importante é manter o tempo verbal no passado.
  5. REQUERIMENTO: lembrar-se de que o nome do requerente precisa estar em CAIXA ALTA (letras maiúsculas).

 

Se você ainda desconhece a forma como a banca cobrará o tema, segue uma demonstração.

Tema de Redação:

Considere o seguinte caso:

Athos Bulcão dedicou-se às artes visuais. Trabalhou como assistente do renomado artista Cândido Portinari no painel de São Francisco de Assis da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte. Na função de artista plástico, passou a colaborar com Oscar Niemeyer em 1955, durante a construção de Brasília. Deixou sua marca em diversos edifícios da capital federal: Congresso Nacional, Universidade de Brasília, Torre de TV etc.

Como em 2/7/2018, celebra-se o centenário do nascimento do artista, a Escola do Legislativo do Distrito Federal (Elegis) enviou ao Coordenador de Recursos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CRH) um folder no qual consta a seguinte programação sobre as comemorações do 100º aniversário de Athos Bulcão:

Abertura solene: dia 2/7/2018, às 9 horas.

Mesa de debate: dia 2/7/2018, às 10H30.

Palestra Magna de Encerramento: dia 2/7/2018, às 14 horas.

Colocando-se na posição do Coordenador de Recursos Humanos, redija correspondência a ser enviada aos servidores subordinados à sua coordenadoria, para convidá-los a participar do evento acima relacionado. Em seu texto, ressalte a relevância, para os agentes públicos que vivem em Brasília, de se conhecer mais sobre a vida do artista plástico.

 

Oportunidades:

Tenha sua redação corrigida e aprenda mais: Discursivas para CLDF

Estude para a Prova Objetiva:  Objetiva CLDF

1 Comentário

  1. Márcio disse:

    Boa tarde professora!

    Você acha que a FCC irá exigir a identificação das distâncias, conforme exemplos do Manual da PR? Será que vamos precisar colocar aquela cota ( “setinha dupla”), informando que a margem esquerda do Ofício é de 3,0cm?

    Desde já agradeço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 12 =

WhatsApp chat