O que ler para enfrentar a redação da FCC em 2018

Olá, candidato!

 

Se você pretende prestar concurso em que será cobrado exame de redação com tema geral/atual ou de discursiva que aborde tema derivado de conhecimentos específicos, é bom você começar sua preparação, sabendo exatamente o que os examinadores da FCC, hoje, esperam ler no seu texto. Seguem as dicas!

 

Fundação Carlos Chagas (FCC)

  • Tema geral/atual: a banca apresenta os temas mais trabalhosos se comparados aos de outras bancas. A FCC não se contenta em abordar assuntos pontuais da atualidade, digamos assim.

Ele propõe temas que abordam questões da condição humana, o que exige uma reflexão profunda. Geralmente suas provas recortam assuntos como o consumismo dos tempos atuais, a influência das redes sociais na vida das pessoas, o papel da arte na atualidade, o respeito à diversidade cultural, o papel da mídia etc.

Não dá para enfrentar a FCC com a leitura de revistas semanais, porque ela exige erudição e pune duramente o senso comum. E tem mais: por incrível que nos pareça, as médias da prova de redação são sempre altas.

Em Tribunais Regionais, por exemplo, é preciso conseguir mais de 90% do valor da redação para fazer parte das primeiras convocações da banca. Mas se você se desesperou, calma!

Para quase tudo há remédio nesta vida!

Estando no curso certo, com professor conhecedor da banca, você supera essa questão do tema. Acredite!

Se quiser nosso apoio, envie-nos um “zap” para 32-98886-7661 ou mande e-mail para atendimento@turmaderedacao.com.br

Enquanto isso, o melhor é conhecer a base dos assuntos da FCC. A banca faz parte de um centro de pesquisa na área de educação e, por esse motivo, seus temas são derivados dos chamados Estudos Culturais.

Os Estudos Culturais são um campo de estudos interdisciplinares que surgiu por volta dos anos 60 no Reino Unido. O foco desses estudos é reescrever a história oficial, ressaltando o papel da diversidade social e cultural na composição da sociedade. Para os estudiosos dessa linha acadêmica, a história oficial sempre foi vista a partir da ótica exclusivista de uma sociedade branca, cristã e misógina. Em outras palavras, outros grupos sociais (negros, índios, mulheres etc.) ficaram fora dos papéis de protagonistas dos grandes eventos humanos.

Por isso, gente, a FCC, quando opera temas derivados dos Estudos Culturais, ela os casa com um dos seus critérios mais importantes: o senso crítico. Esse critério faz parte da avaliação de CONTEÚDO, que consome nas redações da banca a maior parte dos pontos previstos.

Logo, é importante ler e compreender conceitos propostos por autores como os seguintes:

  1. Stuart Hall e seu discurso de identidade na era contemporânea.
  2. Zygmunt Bauman e sua visão um tanto pessimista das relações sociais atuais.
  3. Charles Taylor e a defesa da equiparação de direitos entre diferentes classes.
  4. Homi Bhabha e sua teoria sobre o hibridismo cultural.
  5. Edward Said e a revelação sobre como a história do Oriente foi contada (inventada) pelo Ocidente.
  6. Theodor Adorno e a crítica da massificação cultural a que estamos expostos.

Há uma lista enorme de autores. Na verdade, os autores que citei possuem uma variedade imensa de estudos que exigiria do candidato uma preparação à luz de um mestrado ou um doutorado. Mas a banca não leva isso em consideração, porque há muitos candidatos conseguindo a proeza de apresentar redações com conteúdo à altura de pequenos ensaios críticos.

Mas, calma! Para tudo tem saída!

Se você, hoje, entrar no YouTube e buscar vídeos sobre estes autores, certamente irá encontrar muito material bacana para dar suporte à redação de vocês, até porque existem professores de filosofia dando suporte a teorias que ajudam a enfrentar os temas de redação do Enem, por exemplo.

Em termos de cursos, no Turma de Redação (www.turmaderedacao.com.br), a gente sempre tem um curso completo e atualizado com uma síntese das principais ideias desses autores e a adequação de suas teorias para o atendimento a temas da FCC. Portanto, se pintar alguma dúvida por aí, entre em contato conosco pelo atendimento@turmaderedacao.com.br ou pelo nosso “zap” 32-98886-7661.

Fique tranquilo, porque, se um, dois, três, dez, centenas e milhares passaram nas redações da FCC, você tem todas as credenciais para superar o exame.

 

Grande abraço!

Júnia Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + vinte =

WhatsApp chat